O que é o Evangelho no Lar?

O hábito de estudarmos Jesus dentro de nosso lar não é criação da Doutrina Espírita.

            A necessidade de abrirmos este momento para pensarmos no bem, para nos aproximarmos de Deus, através do conhecimento e da elevação de pensamentos, foi-nos sugerida pelo próprio Jesus em suas visitas à casa de Pedro, onde se reunia com os apóstolos, como nos ensina o Espírito de Néio Lúcio, em “Jesus no Lar”, capítulo um, "em todos os lares que Ele visitava iniciava a conversa elevada, proveitosa e convidava as pessoas a estudarem os textos sagrados", ensinando-nos a valorizar o tesouro do tempo no diálogo fraterno e no aprendizado.

A Doutrina dos Espíritos resgata a sugestão de Jesus e estabelece o hábito do estudo da Sua mensagem dentro dos lares, uma terapia fundamental para a recuperação e sustentação dessa instituição divina. Esse recurso nos permite reconhecer em Jesus o companheiro de todas as horas, contribuindo para o equilíbrio de todos os membros da família e favorecendo a renovação dos sentimentos, hábitos e ações. Dessa forma, a convivência no lar é significativamente aprimorada.

Adquirir hábitos saudáveis, ligados ao bem e ao estudo das Leis de Deus, exige coragem e perseverança. O Evangelho no Lar nos convida a reunir a família, pelo menos uma vez por semana, para conhecer e refletir sobre os ensinamentos do Cristo.

Incentivar a implantação dessa prática em nosso lar é uma atitude que requer determinação, confiança na importância do novo hábito e até mesmo esforço para vencermos nossa timidez. Não se trata de um ritual ou culto religioso, mas da vivência de um momento rico em paz, elevação, alegria e aprendizado. Todos podem participar sem formalidades, bastando manter o pensamento elevado e o coração confiante no valor desse encontro.

COMO REALIZAR O EVANGELHO NO LAR

Convidar a família, sempre respeitando a vontade de cada um.

Escolher um dia e horário da semana em que seja possível se reunirem por cerca de 15 a 30 minutos que é a duração prevista para o Evangelho no Lar.

O Evangelho no Lar pode ser realizado por uma só pessoa, caso não haja outros participantes. O roteiro é o mesmo e os benefícios sempre envolverão toda a família.

Realizar o Evangelho sempre em voz audível, mesmo quando estamos sós. Isso ajuda a manter a atenção no texto e facilita o aprendizado e a compreensão.

LOCAL: Qualquer lugar do lar que esteja disponível.

INÍCIO: Elevar o pensamento através de uma prece simples e espontânea, convidando Jesus e seus Mensageiros para estarem conosco. Também é possível orar a prece do Pai Nosso.

LEITURA DO EVANGELHO DE JESUS: Utilizando “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, lendo um item ou um pequeno trecho.

SEGUNDOS DE SILÊNCIO: para que cada um possa falar com Deus no silêncio do seu coração, pedindo proteção e amparo para a preocupação de ordem sentimental, material, física ou espiritual que está passando no momento.

PRECE DE ENCERRAMENTO: Simples e espontânea, agradecendo a Deus todo o amparo que nos dá e que muita vez nem percebemos. Aqui também podemos fazer a Prece do “PAI NOSSO”, ensinada por Jesus.